Mensagens

O amor

Imagem
Este ano, durante o período de aulas, foi-me  proposto que apresentasse o  meu ponto de vista sobre a urgência do amor, o papel do amor na  sociedade. Quando ouvi esta proposta, fiquei logo com os cabelos em pé, pois não era um tema sobre o qual tivesse refletido e, por esse motivo, estava a tornar-se um pouco complicado de corresponder àquela proposta. Mas depois de muito refletir consegui chegar a uma conclusão. Cá vai ela! O amor, na minha opinião, é o sentimento mais forte que une o ser humano e que tem um papel importantíssimo no funcionamento harmonioso da sociedade. Para mim, mais do que nunca o amor é necessário, por diversas razões.  Primeiramente, a presença das novas tecnologias no quotidiano da sociedade faz com que as relações, no meu ponto de vista, se tornem menos pessoais, mais superficiais. Por este motivo, o amor, o sentimento que une as pessoas, é tão urgente. Por exemplo, em contexto familiar, às refeições não há o convívio comum devido à presença dos telemóveis. Ta

Misty Copeland

Para regressar em grande, depois de algum tempo ausente, vou falar-vos de uma personalidade que tem sido uma fonte de inspiração para mim. Estou a falar de Misty Copeland, que estava determinada a ser uma bailarina de topo, mas viu-se confrontada com muitos obstáculos. Misty Copeland nasceu a 10 de setembro de 1982, tendo atualmente 38 anos. A sua infância foi instável. Estava a viver num quarto de motel, em Los Angeles, com a mãe e com os cinco irmãos, três de sangue e dois meios-irmãos, um do terceiro casamento da mãe e outro do quarto. Começou a ter aulas de dança através do The Boys and Girls Club of America, uma organização que fornece programas extracurriculares para os jovens. Segundo ela, estava a viver a pior altura da sua infância quando descobriu o ballet aos 13 anos, uma idade considerada tardia para quem começa a praticar dança. Misty confessou que inicialmente tinha receio de estar nas aulas, mas quando se olhava ao espelho sentia-se poderosa e o facto de ter uma professo

Uma experiência inesquecível

Imagem
Este ano, durante as férias, num dos dias em que ia sair com a minha família, os meus pai deram-nos uma notícia:"Hoje vamos até Espanha". Logo no momento pensei:"Hoje vai ser a primeira vez que vou sair de Portugal". Sabia que não seria um dia inesquecível só por sair pela 1ª vez de Portugal, mas sim porque ia sair de Portugal e ainda por cima ia com a minha família. O dia resumiu-se a bons momentos. Acordei muito cedo para fazer a viagem até Espanha. Quando chegamos, fomos a Santiago e andamos lá a visitar. Fomos à Catedral de Santiago de Compostela e a outras igrejas e conventos que se situavam à volta. Visitamos tudo o que pudemos. A barriga já fazia barulho, era hora de almoçar. Fizemos uma espécie de piquenique em família.  Depois de almoçarmos, fomos comprar as lembranças porque o dia não acabava aqui. A seguir, fizemos uma pequena paragem  na Cidade da Cultura da Galiza, para ver a biblioteca e outros espaços e para admirar Santiago à distância. De

A despedida

Agora, no fim do ano, tive de me despedir de uma pessoa muito importante para mim, apesar de passar poucas horas por semana com ela. Há cinco anos que a conhecia. Ano após ano ia ganhando mais confiança. Nas preciosas horas em que estávamos sozinhas, passávamos minutos a falar. Uma pessoa muito mas mesmo muito meiga e carinhosa comigo e com as minhas colegas; o meu exemplo para tudo o que eu poderia fazer. Para mim, não há pessoa igual! Então, por que razão passávamos apenas algumas horas por semana e por que é que nessas horas só falávamos alguns minutos? A explicação para isto tudo é dizer-vos que se trata simplesmente da minha professora de ballet, a quem eu agradeço tudo o que me ensinou durante estes cinco anos em que estivemos juntas.  Infelizmente, a contagem dos anos como minha professora de ballet foi interrompida, mas vai continuar (sempre!) como um anjo que conheci e que me ajudará a desenhar, pelas emoções e memórias presentes, as  próximas danças e a minha forma de e

Aquecimento global

Imagem
Nós pensamos que a nossa vida é um conto de fadas, que acaba com um final feliz, mas não é bem assim. Muito menos agora que sabemos que, se não agirmos, cidades ficarão submersas e outras catástrofes serão mais frequentes. O problema que mencionei acima é o resultado do aquecimento global. Toda a gente, agora, está preocupada ao ver a desgraça a acontecer, mas quando foi para deitar lixo para o chão essa preocupação não se demonstrou. Nem sequer vemos essas pessoas nos grupos de voluntariado para defender o nosso planeta, como, por exemplo, apanhar o lixo das praias da nossa zona. Nós, juntamente com alguns fatores, provocamos esta desgraça, mas continuamos no sofá. Ainda poderá haver um final feliz, por isso temos de agir com responsabilidade e respeito pela natureza. Aos políticos deste mundo, peço que tratem muito bem desta nossa “casa”.

Férias

As aulas acabaram, ou seja, começaram as férias. Mais um ano letivo terminado com sucesso, mas só foi possível com trabalho. Agora, chegou a hora de descansar. Finalmente! Nestas férias vou fazer o seguinte: brincar, ler, dançar, cantar, pintar, escrever neste blogue e, sobretudo, divertir-me. É claro que vou aproveitar as férias para passar o máximo de tempo com a minha família. Prometo que depois vos contarei como foram.

Visita de estudo à Resinorte

Imagem
No dia 9 de janeiro fui com a minha turma à Resinorte. A Resinorte é um sítio onde se faz a triagem, a recolha e o tratamento de resíduos de vários municípios. Fomos ao local de triagem onde vimos vários trabalhadores a fazerem a separação de resíduos. Nesse local ainda vimos exemplos de vários tipos de plásticos e a matéria-prima em que se pode transformar. Também vimos vários erros de reciclagem, por exemplo, não se pode pôr a parte de baixo das caixas de pizza no contentor azul (do papel), porque está suja com gordura. No final, ouvimos alguns esclarecimentos sobre águas residuais. Esta visita de estudo foi interessante, porque ficamos realmente a saber como se realiza a separação e o tratamento de resíduos.